Postal chega 40 anos depois - TVI

Postal chega 40 anos depois

carta 01

Documento foi escrito na década de 70, altura em que a polícia secreta vigiava todos os passos dos cidadãos alemães

Um postal escrito há 44 anos por um estudante da antiga República Democrática da Alemanha chegou finalmente ao destino, depois de ter sido descoberto pelo autor entre os documentos que a Stasi, a polícia secreta, colecionava sobre ele.

Em 1970, Günter Zettl tinha apenas 18 anos e era um simples estudante que gostava de ouvir, clandestinamente claro está, as emissões da rádio regional do Sarre «Europawelle Sarre».

Um dia, o jovem estudante decidiu participar num concurso promovido pelo programa «Hallo Twen» para adivinhar o título de uma música do grupo «The Creation», a sua banda favorita. Mas quando o nome do vencedor foi divulgado, Günter percebeu que não tinha sido o feliz contemplado.

O que Günter não sabia era que anos mais tarde, iria consultar o seu processo no arquivo da antiga polícia política da RDA e encontrar o famoso postal.

«Nunca pensei que o Ministério da Segurança Nacional se tivesse interessado por algo tão banal», contou o alemão ao jornal espanhol El Mundo.

«Não era um resistente, nem tão pouco um valente», realça Günter enquanto recorda a tarde em que um agente da Stasi lhe propôs tornar-se um informador e passar informação sobre os jovens da sua idade que ouviam rádios ocidentais.

Após esta insólita descoberta, Günter decidiu colocá-lo novamente num marco do correio e o postal chegou, 44 anos depois, ao destino. A rádio vai agora entregar a Günter o tão merecido prémio.
Continue a ler esta notícia