Vaticano reconhece abusos de padres a menores após reportagem chocante - TVI

Vaticano reconhece abusos de padres a menores após reportagem chocante

Três sacerdotes estão a ser investigados, suspeitos de manter relações sexuais com menores

Relacionados
O Vaticano reconheceu esta terça-feira a existência de denúncias de abuso sexual de menores no Brasil, admitindo que três sacerdotes brasileiros são suspeitos de molestar menores e estão a ser investigados pelas autoridades e pela instituição.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, reconheceu que dois dos três religiosos possuíam o título honorífico de «monsenhor», embora fossem simples padres, informa a AFP.

«Foi confirmado que nenhum dos três envolvidos era bispo. Um deles foi afastado da paróquia e será julgado pela justiça civil», referiu Lombardi, acrescentando que os outros dois foram suspensos das funções e estão a ser investigados, apesar de negarem todas as acusações.

O programa brasileiro «Conexão Repórter» exibiu imagens captadas com uma câmara oculta onde o padre Luiz Marques Barbosa, de 82 anos, aparece a fazer sexo oral com um jovem. A reportagem do programa também mostrou declarações de três jovens a denunciar abusos sofridos por parte de párocos.

O bispo Valério Brêda afastou os padres Luiz Marques Barbosa, Edílson Duarte e Raimundo Gomes das actividades eclesiásticas, depois da divulgação das denúncias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados