«Revolução verde» em África - TVI

«Revolução verde» em África

  • Portugal Diário
  • 7 nov 2007, 21:00

Deseja o antigo secretario-geral da ONU, Kofi Annan, para reanimar a agricultura no continente

Relacionados
O antigo secretario-geral da ONU Kofi Annan exortou esta quarta-feira a União Europeia a ajudar a promover uma «revolução verde» em África, para reanimar a agricultura no continente e minimizar os efeitos das alterações climáticas, escreve a Lusa.

«É necessária uma revolução verde em África. Em África o caminho para a prosperidade tem de começar nos campos, junto dos agricultores», declarou Kofi Annan, durante uma sessão no âmbito dos Dias Europeus do Desenvolvimento, que decorrem em Lisboa até sexta-feira.

Para Kofi Annan, a UE tem uma «enorme responsabilidade para com o continente negro», por isso o ex-responsável da ONU espera que a próxima cimeira UE-frica, que se realiza em Dezembro em Lisboa, seja «uma oportunidade única para desenvolver parcerias e planos de acção concretos».

Manifestando o desejo de que a UE não fique «euro-cêntrica em relação a África», Annan apelou aos líderes europeus para «ouvirem com atenção a estratégia africana».

«A UE e os países do G8 (sete países mais ricos do mundo e Rússia) têm de agir melhor a apoiar África. A ajuda financeira tem de ser aumentada de forma significativa em 2007 e 2008 para que África possa alcançar os seus objectivos para 2010», declarou.

Além deste apoio, o prémio Nobel da paz considerou ainda positivo que a parceria UE/África pudesse «alargar-se a povos que não vivem na União Europeia».
Continue a ler esta notícia

Relacionados