Tratado de Lisboa: Irlanda anuncia vitória do «sim» - TVI

Tratado de Lisboa: Irlanda anuncia vitória do «sim»

Primeiro-ministro Brian Cowen diz que povo falou com voz clara no referendo

Relacionados
Última actualização às 16:46

O primeiro-ministro irlandês declarou oficialmente a vitória do «sim» no referendo desta sexta-feira ao Tratado de Lisboa, mesmo antes dos votos estarem todos contabilizados. Os números finais só foram divulgados depois das 16:30, pela televisão pública irlandesa, que anunciou uma margem clara de aprovação do documento por parte dos eleitores, com 67,1 por cento dos votos.

Em conferência de imprensa, Brian Cowen realçou a importância de avançar com o documento que tem o nome da capital portuguesa. «Hoje o povo irlandês falou com uma voz clara e sonora. É um dia bom para a Irlanda e é um dia bom para a Europa», salientou o chefe do governo.

Cavaco fala em «contributo fundamental»

Sócrates diz que «sim» é importante para Portugal

Quem já reagiu aos resultados do referendo, foi o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Em conferência de imprensa, o português expressou-se em palavras muito parecidas com as de Brian Cowen: «Obrigado Irlanda. É um grande dia para a Irlanda. É um grande dia para a Europa».

A chanceler alemã, Angela Merkel, também se congratulou com os resultados da consulta popular: «É um passo importante no caminho para o Tratado de Lisboa».

O gabinete do presidente francês expressou-se no mesmo sentido. «Permite-nos avançar para uma fase decisiva da implementação do Tratado de Lisboa», adianta o Eliseu.

O presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, anotou que, apesar da importância do resultado do referendo, este é um processo ainda não terminado. «Agora devemos começar a trabalhar para ultrapassar as dificuldades», lembrou, avisando que é preciso pensar também naqueles que votaram «não» e nas suas preocupações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados