Mário Soares lamenta morte do ex-presidente checo - TVI

Mário Soares lamenta morte do ex-presidente checo

Também Cavaco Silva enviou uma mensagem de condolências pela morte de Václav Havel

Relacionados
O ex-Presidente da República Mário Soares lamentou este domingo a morte do ex-presidente checo Václav Havel, que considerou «uma das figuras mais importantes do século XX» com uma forte ligação a Portugal.

Em declarações à agência Lusa, Mário Soares afirmou que Václav Havel foi «um dos primeiros a rebelar-se contra a tirania soviética e um foi um homem extraordinário».

O ex-chefe de Estado português recordou que durante a chamada «Revolução de Veludo» que Havel liderou e que terminou o regime comunista de influência soviética, estudantes portugueses estiveram em Praga e até arranjaram um carro português para a cerimónia de tomada de posse como presidente da República.

«Ele não queria ir num carro soviético e naquela altura na Checoslováquia não havia outra coisa», afirmou.

Os estudantes trataram de arranjar o carro em Portugal mas não de o pagar, lembrou. Foi preciso Mário Soares ligar para o presidente da marca do automóvel e persuadi-lo de que a publicidade de ter sido o carro da tomada de posse de um dos novos líderes europeus era pagamento suficiente.

«Ele veio muitas vezes a Portugal e sempre o acompanhei. Uma vez soube que ele tinha muito interesse em ter um casaco de camurça, que naquela altura se usava. Entrei em contacto com uma loja portuguesa e lá lhe arranjei um casaco. Anos depois encontrei-o e ele lá estava com o casaco», recordou Mário Soares.

Também o Presidente da República enviou este domingo uma mensagem de condolências ao homólogo checo pela morte do ex-chefe de Estado da República Checa Vaclav Havel, na qual destacou o «legado imenso de humanidade, coragem política e brilho intelectual».

Na mensagem de condolências enviada a Vaclav Klaus, publicada na página electrónica da presidência, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, afirma que «foi com consternação» que tomou conhecimento da notícia do falecimento de Vaclav Havel.

«Quero, em meu nome pessoal e em nome do povo português, apresentar a vossa excelência, ao povo checo e, em particular, à família enlutada, os sentimentos do no mais profundo pesar» adianta o chefe de Estado.

«Vaclav Havel deixa-nos um legado imenso de humanidade, coragem política e brilho intelectual. Numa hora em que a Europa se vê confrontada com tantos desafios, fica-nos, ainda, o seu extraordinário empenho e confiança na construção de uma Europa assente na liberdade e na igualdade entre os Estados e os cidadãos», refere Cavaco Silva na mensagem.

«Nesta hora de luto, os portugueses juntam-se a todos quantos recordam, com respeito e admiração, a figura maior e o exemplo de vida de Vaclav Havel».

Václav Havel morreu este domingo aos 75 anos na sua casa de fim-de-semana no norte da República Checa, anunciou a sua porta-voz.
Continue a ler esta notícia

Relacionados