Colômbia: adiado resgate de reféns das FARC - TVI

Colômbia: adiado resgate de reféns das FARC

  • Portugal Diário
  • 29 dez 2007, 23:34
Familiares dos reféns das FARC já chegaram à Venezuela - Foto Lusa/EPA

Venezuela e Cruz Vermelha acreditam que ocorra brevemente

Relacionados
A Venezuela e a Cruz Vermelha esperam conhecer num «prazo muito curto» a localização exacta, na Colômbia, dos três reféns que as FARC prometeram libertar hoje, para activar a fase de resgate, disse o coordenador venezuelano daquela missão.

«Está tudo pronto, só faltam as coordenadas», garantiu por seu lado o ministro venezuelano do interior, Rodríguez Chacín, em declarações aos jornalistas.

Fontes diplomáticas adiantaram já que a operação de resgate será impossível hoje, dado o aeroporto onde estão estacionados os helicópteros destacados para a missão não ter condições para operar de noite.

Segundo o membro do Governo, mal as autoridades tenham conhecimento das coordenadas onde se encontram os reféns irão mantê-las em segredo, sendo comunicadas aos pilotos apenas quando estes se encontrarem no ar.

Rodríguez Chacín sublinhou que a Cruz Vermelha Internacional tomou o controlo da operação, negociada e planeada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e autorizada pelo Governo do seu homólogo colombiano, Álvaro Uribe.

Chegou a estar anunciada para hoje a recolha dos três reféns, tendo os dois helicópteros venezuelanos destacados para a operação sido mesmo transferidos para a cidade colombiana de Villavicencio.

Depois de vários adiamentos desta operação, há agora quem aponte como nova data domingo «de manhã cedo», como diz a embaixadora argentina na Venezuela, Alicia Castro, mas o ministro argentino preferiu uma atitude mais cautelosa, recusando-se a avançar uma previsão concreta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados