11/9: homenagem junta Obama e Bush - TVI

11/9: homenagem junta Obama e Bush

No Ground Zero, onde estavam as Torres Gémeas, leram-se, um a um, os nomes de todas a vítimas

Relacionados
O 10º aniversário dos atentados de 11 de Setembro de 2001 foi o pretexto para juntar no Ground Zero, em Nova Iorque, pela primeira vez, o actual presidente Barack Obama e o antigo chefe de estado George W. Bush. Os dois fizeram-se acompanhar pelas mulheres em todas as cerimónias evocativas da tragédia que sucedeu há 10 anos.

No Ground Zero, a cerimónia de homenagem às vítimas começou pelas 08:30 (13:30 em Lisboa). A abertura das cerimónias foi feita pela banda da polícia de Nova Iorque e de um grupo coral jovem do Brooklyn, que interpretou o hino nacional americano.

Exactamente 16 minutos depois, foi observado um minuto de silêncio, que coincidiu com a hora em que a torre norte do World Trade Center foi atingida por um dos aviões da American Arlines.

Três minutos depois das 09:00, foi observado mais um minuto de silêncio. Foi a hora em que, há dez anos, o voo 175 da United Airlines chocou com a torre sul.

Este domingo, não foi dia para discursos. Obama leu o Salmo 46, onde se lembra que a fé em Deus é um refúgio. Bush leu uma carta de Abraham Lincoln para uma mãe que perdeu os cinco filhos na guerra civil americana.



As cerimónias vão decorrer ao longo de todo o dia em Nova Iorque, em Washington e na Pensilvânia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados