E.coli: testes aos rebentos vegetais negativos - TVI

E.coli: testes aos rebentos vegetais negativos

Origem da contaminação «ainda não pôde ser determinada», disseram as autoridades regionais do Norte da Alemanha

Relacionados
Os primeiros testes conduzidos a rebentos vegetais de uma quinta orgânica no Norte da Alemanha, que se suspeitava estarem na origem de um surto da bactéria E.coli, tiveram resultados negativos, anunciaram, esta segunda-feira, autoridades regionais alemãs.

«Por enquanto, a origem [da contaminação] ainda não pôde ser determinada», declarou o ministério da Agricultura do estado da Baixa Saxónia (noroeste da Alemanha) num comunicado citado pela agência noticiosa francesa AFP.

No domingo, as autoridades de saúde alemãs tinham apontado rebentos da planta de soja e de outros legumes cultivados perto de Bienebuttel (Baixa Saxónia) como a causa provável do surto de uma estirpe da bactéria E.coli, que já provocou até agora 22 mortes, das quais 21 na Alemanha e uma na Suécia.

O comunicado do ministério acrescentava que serão feitas mais análises, mas advertia que não se pode esperar por «um desfecho rápido na investigação da origem», e que «a curto prazo» não será encontrada uma «explicação para a contaminação».

Os peritos alemães estão a examinar não só os produtos agrícolas da quinta de Bienebuttel como também a água e o sistema de irrigação. A ministra da Agricultura alemã, Ilse Aigner, disse também hoje que o consumo de rebentos de leguminosas, tomates, saladas e pepinos continua a ser desaconselhado.

«Os primeiros testes [aos rebentos de leguminosas] não indicaram a presença da bactéria. Penso contudo que é necessário continuar alerta», afirmou Aigner.

Só na Alemanha, 2231 pessoas já foram infetadas pela bactéria desde 02 de Maio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados