França: Sarkozy vaiado e ameaçado - TVI

França: Sarkozy vaiado e ameaçado

Campanha para as presidenciais começa a ficar agressiva

A campanha para as presidenciais em França está a ficar agressiva. Para além dos ataques verbais entre candidatos, o presidente Nicolas Sarkozy foi vaiado no Sul do país por dezenas de pessoas e já recebeu ameaças de morte. O adversário e favorito nas sondagens, o socialista François Hollande, também foi ameaçado. Ambos dizem que não se vão deixar intimidar.

Só na primeira semana de campanha, Nicolas Sarkozy subiu dois por cento nas intenções de voto. Bastou-lhe algumas aparições públicas, meia dúzia de promessas e bastou-lhe também não falar da crise e do desemprego que começam a atacar os franceses.

As presidenciais são só daqui a mês e meio, ambos os candidatos já foram vaiados, mas as acusações a Nicolas Sarkozy ouviram-se mais alto em Bayonne, no País Basco francês. As vaias partiram de populares, mas terão sido independentistas bascos de Bayonne que terão promovido a sessão de boas vindas.

Para além dosa ataques diretos, há registo de ameaças indiretas. Sarkozy foi o primeiro a estrear-se com uma ameaça de morte ao telefone. O suspeito foi detido.

François Hollande garante que houve alguém que também já o ameaçou. Recebeu uma carta no correio com uma bala de revólver no interior.

Ambos desvalorizam os incidentes, mas não deixam de ser curiosos numa campanha que se espera renhida.

A primeira volta das eleições realiza-se a 22 de abril, a segunda volta está marcada para 6 de maio.
Continue a ler esta notícia