Grécia: até o Partenon foi invadido - TVI

Grécia: até o Partenon foi invadido

Continua a contestação nas ruas de Atenas

Houve algumas escaramuças entre polícia e manifestantes no centro de Atenas este sábado. Dois manifestantes ficaram feridos no incidente, frente ao parlamento grego, que amanhã deve aprovar novas medidas de austeridade. Sem violência mas com significado simbólico, o Partenon foi invadido em sinal de protesto.

O grosso da manifestação junto ao parlamento já tinha desbandado, mas um número mais reduzido de manifestantes continuava a protestar. Um cartaz a apelar à condenação dos deputados à morte por castração pode ter contribuído para que a polícia de choque começasse a afastar pela força os manifestantes, que responderam arremessando alguns objectos.

As escaramuças relativamente breves causaram ainda assim dois feridos entre os manifestantes. Um momento de violência, mas nada que se compare aos confrontos de sexta-feira nesta praça Sintagma, com batalhas campais entre jovens activistas e a polícia.

Enquanto, metade da população activa fez greve pelo segundo dia consecutivo, o parlamento debate mais um pacote de austeridade, aprovado sábado de manhã pelo conselho de ministros: aquele que a União Europeia e o FMI exigem para que a Grécia receba um segundo resgate financeiro no valor de 130 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia