Julgamento «não preocupa» Berlusconi - TVI

Julgamento «não preocupa» Berlusconi

Primeiro-ministro italiano é acusado de de ter pago para ter sexo com uma menor e de abuso de poder

Relacionados
As acusações de pagar para ter sexo com uma menor e de abuso de poder, pelas quais Silvio Berlusconi vai ser julgado, não são para ele um motivo de preocupação. A garantia foi dada pelo próprio primeiro-ministro italiano.

«Pelo amor do país, eu não falo disso. É suficiente dizer que não estou preocupado», disse Berlusconi nas suas primeiras declarações sobre o caso, depois de ter sido tornado público que começará a ser julgado a 6 de Abril.

Apesar dos pedidos da oposição para que se demita, o chefe do governo da Itália defendeu que a coligação que o mantém no poder é sólida e que deverá permanecer no cargo até que termine o seu mandato, em 2013.

A decisão de levar a julgamento Berlusconi acontece depois da procuradoria de Milão ter reunido provadas consideradas suficientes para acusar o primeiro-ministro, de 74 anos, de ter pago para ter sexo com um «número significativo» de mulheres, entre elas a marroquina Karima El Mahroug (conhecida como «Ruby»), quando esta tinha menos de 18 anos.

Outro dos casos pelos quais Berlusconi terá de responder é pelo exercício de pressões indevidas sobre agentes policiais para conseguir a libertação desta mesma jovem, depois de ela ter sido detida em Milão devido à suspeita da prática de furtos.

Caso seja considerado culpado, o chefe de governo incorrerá numa pena de prisão que poderá chegar aos 15 anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados