Kofi Annan otimista após 2ª reunião com Assad - TVI

Kofi Annan otimista após 2ª reunião com Assad

Síria: enviado da ONU e Liga Árabe tenta negociar o fim da violência

Relacionados
O presidente sírio, Bashar Al-Assad, recebeu este domingo pela segunda vez o emissário internacional Kofi Annan, que tenta negociar o fim da violência no país. Annan disse ter saído «otimista» do encontro, embora reconheça ser muito difícil pôr fim ao derramamento de sangue.

«Apresentei um conjunto de propostas, propostas específicas ao presidente [Assad] que terão um impacto real no terreno assim que aceites. Irá ajudar a iniciar o processo e ajudará também à resolução da crise no terreno».

Kofi Annan disse aos jornalistas não ter dúvidas que o processo será difícil, mas ainda há esperança. «Sou um otimista, por várias razões. Em primeiro lugar estivemos aqui por um período de tempo muito curto. Praticamente todos os sírios que encontramos querem paz. Querem que a violência acabe. Querem seguir com as suas vidas».

Este foi o segundo encontro com o presidente sírio. Annan fez sábado propostas a Assad para pôr fim à violência, criar um acesso para a ajuda humanitária, libertar prisioneiros e estabelecer um diálogo com a oposição.

O emissário da ONU e da Liga Árabe também comunicou no sábado ao presidente Assad a sua «profunda preocupação» face à repressão e «pressionou o presidente sírio a tomar medidas concretas para pôr fim à crise» na Síria, da qual já resultou a morte de pelo menos 8.500 pessoas no último ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados