«Os EUA protegerão sempre as costas a Israel» - TVI

«Os EUA protegerão sempre as costas a Israel»

Obama garante apoio a Telavive e faz aviso a Teerão. Mas diz claramente a Netanyahu que continua a dar preferência à via negocial

Relacionados
O presidente dos EUA, Barack Obama, assegurou que o seu país não deixará Israel desprotegido, numa altura de crescente tensão entre Telavive e Teerão.

Durante uma reunião com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, foi precisamente esta a garantia que deu o chefe de estado norte-americano. «Como disse ao primeiro-ministro em todos os nossos encontros, os EUA protegerão sempre as costas a Israel, quando se tratar da segurança de Israel», disse Obama.

Por sua vez, Netanyahu destacou a unidade entre os dois países, após algumas divergências no último ano com a administração norte-americana sobre a forma de lidar com o Irão. «Estamos juntos. Portanto, se há uma coisa que se destaca claramente no Médio Oriente hoje é que Israel e a América se mantêm juntos».

Numa altura em que Obama tenta esgotar a via negocial com Teerão sobre o seu programa nuclear, o presidente dos EUA deixou um aviso.

«Quando digo que todas as opções estão sobre a mesa, estou a falar a sério. Tendo dito isso, sei que tanto o primeiro-ministro como eu preferimos resolver isto diplomaticamente», disse.

Menos diplomático foi Netanyahu: «Quando se trata da segurança de Israel, Israel tem o direito, o direito soberano, de tomar as suas próprias decisões».
Continue a ler esta notícia

Relacionados