Tymoshenko condenada a 7 anos de prisão - TVI

Tymoshenko condenada a 7 anos de prisão

Ex-primeira-ministra considerada culpada de abuso de poder

Relacionados
Última actualização às 11:16

A ex-primeira-ministra ucraniana, Yulia Tymoshenko, foi condenada a sete anos de prisão esta terça-feira por ter sido considerada culpada de abuso de poder.

Em causa neste julgamento está o facto de Tymoshenko, de 50 anos, ter dado ordem para um acordo de gás entre a companhia energética estatal Naftogaz e a Rússia, em 2009.

O presidente do país, Viktor Yanukovich, considera que o acordo, com a duração de dez anos, comprometeu a Ucrânia com o pagamento de preços exorbitantes pelo gás russo, uma acusação que a ex-chefe de governo nega.

A defesa de Yulia Tymoshenko tem considerado que este julgamento tem na sua raiz motivações políticas.

Antes de conhecer a pena a que foi condenada, a opositora do presidente já tinha acusado pessoalmente o chefe de Estado de estar envolvido neste processo.

«Sabem muito bem que a sentença não está a ser pronunciada pelo juiz Kireyev, mas pelo presidente Yanukovich», disse aos jornalistas, citada pela agência Reuters.

«Qualquer que seja a sentença, a minha luta vai continuar. Esta sentença, escrita por Yanukovich, não irá mudar nada da minha vida nem na minha luta», garantiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados