<i>Hacker</i> chinês atacou o Pentágono - TVI

<i>Hacker</i> chinês atacou o Pentágono

  • Portugal Diário
  • 4 set 2007, 23:49
hacker 112

Estados Unidos lançam acusação, que a China rejeita

Um pirata informático do Exército Chinês de Libertação Popular (ELP) conseguiu entrar no sistema electrónico não confidencial do Pentágono, segundo denúncias de funcionários de Washington, que a China já classificou de «infundadas», informa a agência Lusa..

O ataque terá ocorrido no passado mês de Junho numa rede não confidencial de correio electrónico, utilizada por ajudantes do Secretário da Defesa norte-americano, Robert Gates.

Na altura, o Pentágono considerou tratar-se de uma avaria no sistema informático que durou uma semana, informou hoje o diário britânico «Financial Times», citando funcionários anónimos que não quiseram revelar a sua identidade.

«Num momento em que os dois países vivem um bom relacionamento, surgem suposições infundadas contra a China, alegando que os militares chineses atacaram o Pentágono», afirmou a porta-voz do Ministério chinês dos Assuntos Exteriores, Jiang Yu, em conferência de imprensa. A acusação «não tem qualquer fundamento e é uma prova da continuação da mentalidade da Guerra Fria».

No entanto, as fontes norte-americanas consideram que «não há dúvida de que a China vigia o correio electrónico das redes não classificadas do Governo dos Estados Unidos»» e adiantam que «nos últimos anos o Exército chinês espia as redes do Pentágono pelo menos 100 vezes por dia».
Continue a ler esta notícia