YouTube contra vídeos ilegais - TVI

YouTube contra vídeos ilegais

  • Portugal Diário
  • 20 dez 2006, 18:40
YouTube

Site aceita tomar medidas para combater a violação dos direitos de autor

O YouTube, site de partilha de vídeos on-line, aceitou tomar medidas preventivas na luta contra a violação dos direitos de autor no seu serviço a pedido de um grupo japonês, que continua insatisfeito por não ver todas as medidas concretizadas, escreve a Lusa.

Em Outubro, a Sociedade Japonesa de Direitos de Autor, Compositor e Editor, que representa 23 empresas de entretenimento japonesas, enviou uma carta ao YouTube pedindo a criação de um sistema que previna a disponibilização de conteúdos protegidos.

Em resposta a este pedido, os dois responsáveis máximos do YouTube, Chad Hurley e Steve Chen, concordaram em colocar um aviso em japonês no site para avisar os utilizadores para não partilhar publicamente o conteúdo protegido.

Os responsáveis do YouTube prometeram ainda que iam fazer um esforço para identificar todos os utilizadores que partilham vídeos protegidos e remover os vídeos que não tenham permissão dos seus autores.

Mesmo com as medidas previstas, a Sociedade considera que o YouTube não está a cumprir a 100 por cento o seu pedido.

«A nossa última exigência vai ser pedir ao YouTube para introduzir um sistema preliminar de remoção de vídeos com conteúdo protegido antes de serem partilhados», disse um representante do grupo japonês.

O YouTube já tem planos para enviar uma equipa de representação ao Japão para aprofundar a negociação com a sociedade nipónica, que tem agendada uma reunião de urgência para sexta-feira para avaliar a resposta da empresa norte-americana.

O YouTube, por norma, remove os vídeos que violem os direitos de autor, mas apenas depois de receber queixas.

No mês de Novembro, o YouTube removeu cerca de 30 mil ficheiros após denúncia da sociedade japonesa.

O YouTube, que foi comprado pelo Google em Outubro por 1,3 mil milhões de euros, lançou o serviço de partilha de vídeos em Fevereiro de 2005 e até hoje tem disponíveis 100 milhões de vídeos por dia.

Até Agosto visitavam o site 72,1 milhões de cibernautas, uma subida de 2,8 milhões desde Agosto de 2005.
Continue a ler esta notícia