Tribunal decide contra vítimas do Katrina - TVI

Tribunal decide contra vítimas do Katrina

  • Portugal Diário
  • 3 ago 2007, 10:48
Exposição «As crianças do Katrina»

Viram as suas casas e lojas destruídas durante as inundações mas não poderão ser ressarcidas dos prejuízos

As vítimas do Furacão Katrina que viram as suas casas e lojas destruídas durante as inundações de 2005 não poderão ser ressarcidas dos prejuízos através das suas seguradoras, segundo decisão de um tribunal de recurso federal.

O caso poderá afectar dezenas de milhar de residentes e comerciantes do Louisiana, disse Daniel E. Becknel que representou 21 queixosos neste processo.

As seguradoras poderiam sofrer «um golpe de milhões e milhões de dólares» caso a decisão tivesse sido contra a indústria, declarou David Rossmiller, advogado do sector dos seguros e analista.

Os juízes consideraram que o «evento» estava excluído das coberturas das apólices dos queixosos, pelo que não teriam direito às indemnizações.

Esta decisão contraria uma outra, datada de Novembro, na qual os juízes concluíam que o texto que excluía os danos por inundações de algumas das apólices era ambíguo porque não distingua entre cheias causadas por um acto divino (como as chuvas torrenciais) das cheias causadas por acto humano, que incluíriam o rompimento dos diques.

Este é apenas um dos processos relacionados com os estragos do Katrina ainda pendentes nos tribunais federais

As companhias de seguros restrigem normalmente as suas coberturas aos danos causados por vento, fogo e outros riscos.
Continue a ler esta notícia