Identificados genes que provocam cancro da mama - TVI

Identificados genes que provocam cancro da mama

  • Portugal Diário
  • 12 abr 2007, 01:51

Estudo de investidadores norte-americanos publicado na revista Nature

Investigadores norte-americanos conseguiram isolar um grupo de quatro genes que, em conjunto, provocam o crescimento das células do cancro da mama e permitem que estas se expandam até aos pulmões, segundo um estudo publicado na revista Nature, noticia a Lusa.

As investigações, efectuadas em roedores, sugerem que a combinação de medicamentos pode inibir a acção destes genes na formação de tumores e na difusão das metáteses, incluindo a formação de outros tipos de cancros, como o do cólon ou do fígado, afirma Joan Massagué (Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, Nova Iorque), biologista e co-autor, com Gaorav Gupta, do estudo.

Entre estes genes já conhecidos dos investigadores, uns surgem mais especializados na formação das metáteses, outros na alimentação do tumor através da formação de um vaso sanguíneo adaptado (angiogénese). O estudo demonstra claramente de que forma os genes dividem o trabalho para acelerar o processo de desenvolvimento do cancro.

Os investigadores testaram três moléculas inibidoras específicas destes genes (cetuximab, célécoxib e GM 6001). Tomadas separadamente as moléculas não tem qualquer efeito. Em contrapartida, a sua associação permitiu reduzir o crescimento do tumor na ordem de 50 por cento nos ratos.

Os primeiros testes clínicos devem começar proximamente e fornecer os primeiros resultados preliminares dentro de poucos anos.
Continue a ler esta notícia