FMI: investir 2% do PIB salva 20 milhões de empregos no G20 - TVI

FMI: investir 2% do PIB salva 20 milhões de empregos no G20

G20

Países responderam bem às recomendações para 2009 mas é preciso continuar

Relacionados
O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou esta terça-feira que aplicar em políticas de relançamento económico 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 e 2010 permitiria salvar 20 milhões de postos de trabalho nos países do G20.

A estimativa, citada pela Lusa, foi avançada pelo director-adjunto do fundo, John Lipsky, numa cimeira que reuniu os ministros do Trabalho e da Segurança Social dos países do G8 e de seis grandes países em vias de desenvolvimento, para debater as consequências sociais da crise nas maiores economias mundiais.

«O FMI recomenda uma política orçamental de relançamento para as economias do G20 de 2% do PIB em 2009 e 2010», uma medida que permitiria «salvar 20 milhões de postos de trabalho» nos países do G20, declarou Lipsky, na reunião à porta fechada, segundo a agência noticiosa italiana Ansa.

«Os países responderam de forma adequada e decisiva às recomendações para 2009, mas é muito provável que seja também necessário para o próximo ano», sublinhou Lipsky.

O encontro dos ministros do G8 com os seis ministros das economias emergentes sobre as consequências humanas da crise termina esta terça-feira. Os responsáveis do G8 (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão e Rússia) encontraram-se com os ministros da China, Índia, Brasil, México, África do Sul e Egipto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados