Xiitas ganham maioria absoluta no Parlamento iraquiano - TVI

Xiitas ganham maioria absoluta no Parlamento iraquiano

Há filas em algumas assembleias de voto

O partido xiita deverá ter uma maioria absoluta no próximo Parlamento do Iraque, segundo os cálculos a partir dos resultados oficiais anunciados pela Comissão eleitoral.

Os xiitas, fortemente apoiados pelo ayatollah Ali Sistani, terão obtido 144 dos 275 assentos parlamentares, logo seguidos pelo partido curdo, com 75 lugares, e o partido do Primeiro-Ministro Iyad Allaoui, que não foi além dos 40 deputados.

Segundo os resultados oficiais das eleições realizadas a 30 de Janeiro, e citados pela Lusa, o partido do Presidente cessante Ghazi al- Yaouar não deverá alcançar mais do que cinco lugares.

Participaram no acto eleitoral 8.456.266 iraquianos, sendo necessários 30.750 votos para alcançar um assento parlamentar.

Todos os outros partidos que se apresentaram ao escrutínio obtiveram um número restrito de lugares.

A Aliança da Frente Turcomana do Iraque obteve três lugares enquanto a lista próxima do líder radical xiita Moqtada Sadr elegeu também três deputados.

A União do Povo (comunista) elegeu dois deputados, tantos quanto o Grupo islâmico do Curdistão e a Organização de Acção Islâmica no Iraque (direcção central xiita).

Outros partidos obtiveram um lugar apenas. No total 12 partidos políticos terão representantes no Parlamento de Bagdad.
Continue a ler esta notícia