Metro do Porto: Junta rejeita proposta do Governo - TVI

Metro do Porto: Junta rejeita proposta do Governo

  • Portugal Diário
  • 19 abr 2007, 19:25

Rio diz que a JMP rejeitou por «unanimidade». Guilherme Pinto contraria

A Junta Metropolitana do Porto (JMP) rejeitou, esta quinta-feira, por unanimidade a proposta do governo para a expansão da rede do Metro do Porto, mas deixou uma «porta aberta» para a negociação de um acordo, revelou Rui Rio citado pela Lusa.

O presidente da JMP falava aos jornalistas no final de uma reunião em que os 14 autarcas da Área Metropolitana do Porto analisaram a proposta apresentada pelo governo, rejeitando-a «por unanimidade».

Para a JMP, a base de negociação a adoptar para tentar alcançar um acordo com o governo deve ser o documento que apresentou ao Ministério das Obras Públicas para a extensão da rede de metro, tendo Rui Rio admitido «acertos que permitam que, tanto o governo como os autarcas, se sintam confortáveis».

A proposta da JMP envolve a duplicação da Linha da Trofa, a construção da linha da Boavista e a extensão da rede de Metro, desde o Estádio do Dragão até Gondomar e, desde João de Deus até Laborim, em Gaia.

O governo admite apenas avançar com as linhas de Gondomar e Laborim, tendo ainda dúvidas no que se refere à viabilidade da duplicação da linha da Trofa e à linha da Boavista, que pretende estudar em comparação com uma eventual ligação da Senhora da Hora ao Hospital S. João, alternativa apresentada pela distrital do PS/Porto.

O Governo pretende ainda ficar com a maioria do capital na empresa Metro do Porto, assumindo também a sua gestão.

Governo ainda aguarda resposta

O Ministério das Obras Públicas ainda aguarda uma resposta da JMP às propostas de expansão da rede do Metro, que a secretária de Estado dos Transportes afirma que foram «ao encontro de muitos dos desejos» dos autarcas.

Numa declaração oficial, divulgada esta quinta-feira, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirma que «o Governo aguarda resposta da Junta Metropolitana do Porto às suas últimas propostas», afirmando que está «muito empenhado na resolução urgente da questão do Metro do Porto de forma a contemplar as aspirações da Área Metropolitana, dentro de princípios de rigor e boa gestão».

Guilherme Pinto contraria Rui Rio

Entretanto, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, disse que a JMP, de que é vice-presidente, «não rejeitou por unanimidade» a proposta do Governo para a expansão da rede do Metro do Porto.

A posição do socialista Guilherme Pinto contraria as declarações prestadas pelo social-democrata Rui Rio no final da reunião.
Continue a ler esta notícia