UnI: novo reitor pode ser incompatível - TVI

UnI: novo reitor pode ser incompatível

  • Portugal Diário
  • 7 abr 2007, 12:21
Governo quer explicações sobre diplomas na UNI

Em causa a ligação à Caixa Geral de Depósitos, onde é funcionário

Continuam os problemas na Universidade Independente (UnI). Num momento em que se aguarda pela conclusão do Ministério do Ensino Superior sobre as condições da instituição, surge uma notícia sobre o novo reitor, Jorge Roberto, que poderá vir a ser vetado pelo Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), uma vez que é funcionário desta instituição.

O banco assegura que oficialmente não foi informado de que Jorge Roberto tinha aceite o cargo de reitor da UnI e que nunca foi pedida autorização para tal, conforme explica o director de comunicação António Cunha Vaz: «O Prof. Jorge Roberto é funcionário da Caixa há 25 anos e cumpriu sempre todas as regras. Qualquer pessoa que trabalhe na CGD tem de informar a direcção de recursos humanos que vai exercer uma função fora da empresa para que tal seja avaliado».

Ora, a UnI considerou, em comunicado, que Jorge Roberto «cumpriu o que está na lei», após consulta dos direitos, pelo que não existe qualquer incompatibilidade. A Caixa, porém, tem outra visão do caso. «Após as notícias que surgiram tentámos comunicar com o prof. Jorge Roberto, mas como se encontra de férias tal não foi possível. Queremos ouvi-lo na segunda-feira para receber as explicações e o caso será depois avaliado pelo Conselho de Administração», disse Cunha Vaz à RTP.

Assinale, de qualquer forma, que Jorge Roberto teve nos últimos sete anos autorização do banco para leccionar na Universidade Independente.
Continue a ler esta notícia