Metro do Porto: acordo «está nas mãos do ministro» - TVI

Metro do Porto: acordo «está nas mãos do ministro»

  • Portugal Diário
  • 24 mar 2007, 16:40
Metro do Porto

Vice-presidente da Junta diz que Rui Rio defende interesses das autarquias

O vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Castro Almeida afirmou esta terça-feira à Lusa que um acordo sobre a expansão do Metro do Porto «está nas mãos do ministro» Mário Lino, noticia a Lusa.

«A carta que o ministro tem espelha integralmente quais são os pontos em divergência. O acordo está nas mãos do ministro», disse o social-democrata Castro Almeida, presidente da Câmara de S. João da Madeira.

Frisou, ainda, que o presidente da JMP e da Câmara do Porto, Rui Rio (PSD), «está a agir em nome da Junta Metropolitana», ao insistir num acordo que satisfaça os interesses das autarquias.

Recorde-se que o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, afirmou esta terça-feira na Assembleia da República que o acordo para a expansão do Metro do Porto «está muito próximo», devendo o concurso global ser lançado em Janeiro de 2008.

«O acordo está muito próximo. Recebi segunda-feira ao final da tarde uma carta do presidente da Junta Metropolitana do Porto levantando duas ou três questões que podem ser resolvidas rapidamente e às quais nós vamos responder», disse Mário Lino perante a Comissão Paramentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, em Lisboa.

Questionado sobre o avanço das obras na linha da Trofa, o ministro referiu que na proposta que o Governo fez à Junta Metropolitana ficou expresso que as obras avançam «se até Janeiro de 2008 o concurso global não for lançado e se houver um atraso significativo».

«Se estas declarações do ministro significam o assentimento às propostas da JMP, naturalmente que as considero positivas», referiu Castro Almeida, alertando que, contudo, «há que ser cauteloso» antes de dar o acordo como garantido, uma vez que ainda não são conhecidas as respostas do Governo.

A cautela do autarca de S. João da Madeira contrasta com o optimismo do também vice-presidente da JMP e presidente da Câmara de Matosinhos, o socialista Guilherme Pinto, que esta terça-feira elogiou o ministro das Obras Públicas por pretender acordar em breve a expansão do metro do Porto.

«As afirmações do ministro Mário Lino confirmam que o problema e as questões levantadas à volta da matéria estavam já resolvidas», afirmou Guilherme Pinto.

Para Guilherme Pinto, aquelas declarações demonstram uma «postura de grande elevação» por parte do ministro das Obras Públicas.

«Não obstante não ter havido acordo, o senhor ministro demonstra, agora, manter exactamente o que tinha sido acertado. Prova ser uma pessoa de boa fé», disse.
Continue a ler esta notícia