Matadouro: brucelose infectou 15 trabalhadores - TVI

Matadouro: brucelose infectou 15 trabalhadores

  • Portugal Diário
  • 17 mai 2006, 13:10

Autoridade de Saúde fez rastreio e descobriu mais 14 casos de infecção

Treze trabalhadores do Matadouro de Leiria e dois técnicos superiores dependentes da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral (DRABL) foram infectados pelo surto de brucelose esta semana conhecido naquela unidade de abate, informou a Autoridade de Saúde, escreve a agência Lusa.

Segundo Jorge Costa, delegado de saúde de Leiria, catorze casos foram identificados no rastreio feito na sequência da notificação de um caso, há cerca de um mês e meio, «que obrigou a internamento hospitalar» e ao conhecimento «informal de dois casos diagnosticados» no final da semana passada.

A infecção terá sido provocada por abates sanitários de animais doentes - ovinos, caprinos e, eventualmente, também bovinos -, até Novembro do ano passado e depois de Fevereiro deste ano.

Terça-feira, Luís Gomes, director da Mapicentro, empresa proprietária do Matadouro, disse aos jornalistas que a infecção tivera origem num abate sanitário de ovelhas em Novembro de 2005, mas hoje Jorge Costa disse não ter sido possível «determinar uma oportunidade única de infecção», admitindo que tal terá acontecido em diferentes abates.

O delegado de saúde de Leiria adiantou que na origem da infecção terá estado «um desrespeito ou aligeiramento das medidas de segurança» dos trabalhadores e dos técnicos superiores que supervisionam os abates sanitários.

O uso de luvas, máscaras e batas integra as normas de segurança, mas Jorge Costa admitiu que a infecção poderá ter residido no desrespeito desta obrigatoriedade.

Assegurando não haver «riscos para a saúde pública» e sublinhando que se trata de uma doença estritamente profissional, o delegado de saúde de Leiria disse que os trabalhadores infectados, neste caso, «vão ser acompanhados pela medicina curativa da própria empresa».
Continue a ler esta notícia