Retirados de casa por escavadora - TVI

Retirados de casa por escavadora

Inundação na Ponte das Mestras, em Leiria (Foto Paulo Cunha/Lusa)

Em Leiria há edifícios rodeados por água, de onde os habitantes só conseguem sair pelas janelas mais altas. Autoridades utilizam barcos para transportar moradores. Há várias estradas e pontes danificadas ou destruídas

A zona da Ponte das Mestras, em Leiria, está submersa desde quarta-feira, devido ao mau tempo. Esta manhã a Protecção Civil municipal realizou uma operação de escoamento da água, que ainda se encontrava no local, após o rio Lena ter galgado as margens, disse ao PortugalDiário o adjunto do Governo Civil de Leiria, Adelino Gomes.

Há várias casas, estabelecimentos comerciais e industrias completamente rodeadas pelas águas, sendo, em muitos casos apenas possível sair pelas janelas dos pisos mais altos. Os bombeiros estão desde quarta-feira a retirar alguns habitantes com recurso a barcos e escavadoras. Os moradores passaram a noite em casa de familiares e ainda não puderam regressar às suas habitações devido à inundação, disse a fonte do Governo Civil.

Segundo um comunicado da autarquia, o mau tempo causou ainda estragos em «várias infra-estruturas viárias e oito pontes» nas freguesias de Caranguejeira, Colmeias e Memória e o abastecimento de água também foi afectado, mas o SMAS já está a proceder à reparação.

Até ao final da semana, as autarquias de Pombal e Leiria deverão enviar ao Governo Civil um levantamento dos estragos causados pela intempérie dos últimos dias.

No comunicado, a Câmara de Leiria afirmou que espera agora «que o Governo, à semelhança de situações anteriores, crie condições especiais de financiamento da reparação dos estragos e de aligeiramento dos procedimentos administrativos necessários às intervenções de reparação dos danos».
Continue a ler esta notícia