ONU pede 118 milhões para ajudar libaneses - TVI

ONU pede 118 milhões para ajudar libaneses

Médio Oriente: Israel reage a ataque Palestiniano

O secretário-geral adjunto da ONU para os Assuntos Humanitários, Jan Egeland, pediu esta sexta-feira, em Beirute, 150 milhões de dólares (cerca de 118 milhões de euros) de ajuda urgente para os civis libaneses.

Relacionados
A ONU precisa de um «total de 150 milhões de dólares para responder às necessidade de cerca de 800,000 civis nos próximos três meses», afirmou Jan Egeland, adianta a agência «Lusa».

Esse montante inclui os 23,8 milhões de dólares (cerca de 18,8 milhões de euros) pedidos pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para as crianças libanesas vítimas da ofensiva.

«Condeno os bombardeamentos contra a população civil e a destruição de infra-estruturas, assim como o disparo de mísseis contra cidades israelitas», afirmou Jan Egeland, depois de visitar um colégio cheio de pessoas que fugiram da ofensiva israelita.

Jan Egeland insistiu também num cessar-fogo para poder enviar ajuda humanitária a mais de meio milhão de pessoas que tiveram de abandonar as suas casas e cuja situação começa a ser crítica.

«Queremos enviar mais de 100 camiões de ajuda humanitária nas próximas semanas e esperamos conseguir estabelecer um corredor aéreo», prometeu.

Há cerca de duas semanas, Israel iniciou uma ofensiva militar contra o Líbano, na sequência do sequestro de dois soldados israelitas pelo movimento xiita libanês Hezbollah.

Os ataques contra o Líbano provocaram já centenas de mortos e pelo menos meio milhão de refugiados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados