PME Invest IV: mais 400 milhões para exportações e PME - TVI

PME Invest IV: mais 400 milhões para exportações e PME

Dinheiro [arquivo]

200 milhões para exportadores e 200 para micro e pequenas empresas

Relacionados
É assinado esta segunda-feira o protocolo da linha de crédito PME Invest IV. O pacote, de 400 milhões de euros, vai abranger as empresas exportadoras, a quem destina metade do valor, e as Micro e Pequenas Empresas, que receberão a outra metade.

Na sessão serão assinados os protocolos entre as Instituições Públicas envolvidas na operacionalização da linha de crédito, nomeadamente o IAPMEI, as Sociedades de Garantia Mútua e a PME Investimentos, e as instituições bancárias aderentes.

Em comunicado, o Ministério da Economia e Inovação (MEI) explica que esta linha de crédito que será hoje lançada «oferece condições mais vantajosas», com o objectivo de abranger mais empresas.

De resto, o Governo espera apoiar, no mínimo, sete mil micro e pequenas empresas e empresas do sector exportador com esta linha.

Nesta linha, as empresas exportadoras só têm de exportar pelo menos 10% do volume de vendas (na linha anterior eram 25%) ou um valor superior a 150 mil euros (em vez de um milhão de euros) para poderem aceder.

Já as Micro e Pequenas empresas, devem apresentar resultados líquidos positivos em 2 dos últimos 4 exercícios (contra apenas 3 exercícios na Linha anterior).



As operações de crédito para as empresas do sector exportador beneficiam de uma Garantia Mútua sobre 50% do valor de cada financiamento, enquanto que no caso das Micro e Pequenas Empresas esta Garantia é de 75%.



Os valores a financiar ao abrigo desta Linha, são acumuláveis com financiamentos prestados ao abrigo das Linhas anteriores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados