Porto quer reduzir produção individual de lixo - TVI

Porto quer reduzir produção individual de lixo

Porto tem «Futuro Sustentável»

100 quilos até 2011 é meta da LIPOR

O Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR) pretende reduzir em 100 quilos, até 2011, a produção anual de resíduos por habitante, o que implica nos hábitos diários da população, informa a agência Lusa.

«Não é tarefa fácil, porque vamos mexer nos hábitos dos cidadãos e em práticas habituais, mas é por aí que temos que ir», afirmou Macedo Vieira, presidente da LIPOR, na apresentação das iniciativas integradas na Semana Europeia da Prevenção, que decorre de 22 a 30 de Novembro.

A Área Metropolitana do Porto, através da LIPOR, é a única região do país que participa nesta iniciativa, organizada pela Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem, que visa sensibilizar a população para a necessidade de reduzir a produção de resíduos. Os dados disponíveis indicam que, em média, cada habitante da região do Grande Porto produz 1,5 quilos de resíduos por dia, o que significa 500 quilos por ano.

A meta da LIPOR é que este valor desça para 400 quilos anuais em 2011.

«A prevenção é a base dos três R¿s (Reciclar, Reutilizar, Reduzir), mas é aquela em que é mais difícil a sensibilização das pessoas, porque não se vê», salientou Benedita Chaves, da LIPOR, em declarações à Lusa.

Para chamar a atenção das pessoas para este problema estão previstas cerca de uma centena de iniciativas durante a Semana Europeia da Prevenção, que se realiza este ano pela primeira vez. As iniciativas incluem acções nas escolas e em locais frequentados por jovens, mas também cursos práticos sobre questões como ¿compostagem caseira, para aproveitamento de resíduos, ou culinária, para evitar desperdícios de comida e aproveitamento de sobras¿.

A inauguração do Parque de Gorgolito, na Póvoa de Varzim, onde será instalada uma compostagem comunitária, e uma conferência internacional no Porto constam também do programa. «Todas as iniciativas desta semana europeia estão disponíveis no site oficial onde também são dados alguns conselhos práticos para reduzir a produção de resíduos», salientou Benedita Chaves.
Continue a ler esta notícia