Jerónimo:  é «cedo» para falar em coligações - TVI

Jerónimo: é «cedo» para falar em coligações

  • Portugal Diário
  • 16 fev 2007, 18:02

Comunistas dizem, contudo, estar prontos para eventuais eleições em Lisboa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assegurou hoje que os comunistas estão «preparados» para a eventualidade de serem convocadas eleições intercalares para a Câmara de Lisboa, mas considerou ser ainda «cedo» para falar em coligações, noticia a Lusa.

«Em relação à Câmara de Lisboa, estamos numa situação de expectativa porque a decisão de ir ou não para eleições depende do PSD», afirmou o líder comunista, em declarações aos jornalistas no final de uma visita à Refinaria da Petrogal de Matosinhos.

Jerónimo de Sousa frisou, no entanto, que «o PCP está preparado para eleições e tem um projecto alternativo para apresentar», defendendo a necessidade de «combater quem tem apenas apetência pelo poder». O secretário-geral do PCP considerou que «a questão das coligações ainda não está em cima da mesa», mas, questionado sobre uma eventual coligação de esquerda, salientou que «o PS tem um problema de credibilidade».

«O PS, pelo que tem estado a fazer a nível nacional, mas também ao nível local, não tem grande credibilidade política para lançar desafios precipitados», afirmou.

Nesse sentido, Jerónimo de Sousa recordou que, no caso Bragaparques, «se o PS e o Bloco de Esquerda tivessem feito o mesmo que o PCP [votar contra], hoje não estaríamos com este problema».

«Há que discutir projectos e programas antes de pensar em coligações e, neste caso, o PS tem sido mais parte do problema do que parte da solução», acrescentou.
Continue a ler esta notícia