PCP contra Túnel das Amoreiras - TVI

PCP contra Túnel das Amoreiras

  • Portugal Diário
  • 21 ago 2003, 19:08
Túnel (antevisão)

O PCP de Lisboa considera que a obra é «fruto da teimosia política de Santana Lopes» e que não resolverá os problemas de trânsito

O PCP de Lisboa reiterou esta quinta-feira a sua posição contra a obra do túnel das Amoreiras, iniciada segunda-feira, considerando-a «fruto da teimosia política de Santana Lopes» que não resolverá os problemas de trânsito da cidade.

Em comunicado, a Direcção da Organização da Cidade de Lisboa do PCP reafirma que o obra «nada virá resolver, antes virá agravar os problemas de trânsito» da cidade.

O PCP considera que existem soluções viárias «mais racionais para a cidade, que desviam o trânsito do centro através da criação de vias circulares em vez de vias radiais».

«A solução para o trânsito em Lisboa passa por uma política concertada entre os diversos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa de criação de parques de estacionamento junto das principais estações de caminho de ferro desta área, e vias BUS nas auto-estradas e vias rápidas que ligam estes concelhos à capital», acrescentam os responsáveis comunistas.

O PCP apresenta também como razão para discordar do túnel das Amoreiras, o facto de não terem sido feitos «estudos fundamentados para esta obra que permitam aferir da relação custo/benefício dum projecto desta envergadura e montante».

O processo de construção do túnel das Amoreiras teve início em Maio do ano passado, altura em que os vereadores da CML aprovaram por maioria (com os votos contra dos vereadores do PCP e do PS) a proposta de adjudicação da construção do túnel por 19.686 mil euros ao agrupamento composto pelas empresas Construtora do Tâmega, SA e CME - Construtora e Manutenção Electromecânica, SA.

No dia 11 de Julho, a autarquia foi informada pelo Tribunal de Contas de que este tinha dado parecer favorável ao projecto de construção do túnel, uma das principais promessas eleitorais do presidente da câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes.

A obra do túnel das Amoreiras-Marquês de Pombal deverá estar concluída dentro de um ano e meio.
Continue a ler esta notícia