Crise: casas milionárias «encalhadas» por meses (fotos) - TVI

Crise: casas milionárias «encalhadas» por meses (fotos)

Phoenix

Preços variam entre 803 mil e 1 milhão de euros e não conquistam compradores

As habitações de luxo de todo o mundo estão a sentir os efeitos da crise económica que entrou em força há dois anos nos mercados, sobretudo no sector imobiliário. São vários os milhões de euros investidos em cimento que estão por vender há vários meses.

Em Las Vegas, existe uma propriedade avaliada em 1,2 milhões de dólares (cerca de 876 mil euros) que já não é cobiçada há nove meses. A casa possui sete quartos, uma piscina exterior e escadas em espiral no interior, entre outros elementos. O responsável de vendas, Realtor Tom Love, admite tolerar «uma perda» nos ganhos de uma eventual venda, a menos que os proprietários não autorizem.

13220582

Outra mansão está há mais de seis meses no mercado de Miami, onde os preços caíram 10% no início do ano. O desenho arquitectónico, com colunas coríntias, pátios fechados e fontes decorativas também não tem aliciado compradores. Pode ser adquirida por 1,1 milhões de dólares (803 mil euros).

A Normandia-chateau style, rodeada de bosques, é uma casa com seis quartos, uma biblioteca, jardins e piscina aquecida, na Filadélfia. As vendas têm vindo aumentar no Estado desde Março do ano passado, mas a recuperação ainda não chegou às propriedades de luxo. Esta está avaliada em 1,5 milhões de dólares (cerca de 1 milhão de euros).

No norte de Phoenix, uma casa de três quartos está à venda desde Abril do ano passado. Apesar da localização privilegiada (perto das montanhas de Phoenix Preserve), da vista campestre e dos 1,8 hectares que ocupa, ainda não teve comprador à altura dos 1,1 milhões de dólares (803 mil euros). Em Phoenix, os preços caíram mais de 50%.

O jacuzzi particular e a vista para a praia vizinha também ainda não conquistaram compradores para outra casa, em San Diego. Avaliada em 1,2 milhões de dólares (876 mil euros), está à venda há oito meses.

Localizada no bairro de Dallas Parks Greenway, outra propriedade custa o mesmo que a anterior, e o preço manteve-se inalterado durante quatro meses. Foi recentemente reabilitada e ampliada, com cinco quartos que permitem um rápido acesso às áreas verdes e de lazer. A crise no sector imobiliário em Dallas já fez cair em 17% as vendas este ano.

Perto da gigante Nova Iorque está uma casa avaliada em 1,1 milhões de dólares (803 mil euros). White Plains fica a 25 quilómetros de Nova York e é lá que se encontra esta habitação. Com seis quartos, está no mercado há quase 10 meses, mas desta vez é a elevada procura não tem resultado num acordo. Segundo a Prudential Centennial Realty, duas casas semelhantes no mesmo local, foram vendidas nos últimos seis meses por um preço 20% abaixo do valor inicial, tendo ficado, em média, 272 dias no mercado.
Continue a ler esta notícia