Bruxelas incentiva países a prosseguir saneamento orçamental - TVI

Bruxelas incentiva países a prosseguir saneamento orçamental

Europa

A Comissão Europeia instou esta quinta-feira os países membros da Zona Euro em défice excessivo, como Portugal, a aproveitar o actual bom momento da economia europeia para prosseguirem os esforços de redução o seu desequilíbrio orçamental.

Relacionados
Os «bons resultados» da Zona Euro em matéria de crescimento oferecem uma «ocasião única para repor ordem» nas finanças públicas dos Estados-membros, sublinha Bruxelas na sua «Declaração Anual sobre a Zona Euro» publicada em Bruxelas.

No documento, a Comissão Europeia faz uma avaliação sobre a forma como os países membros da Zona Euro podem «assumir as suas responsabilidades e desafios comuns», avança a «Lusa».

O executivo comunitário convida, particularmente os países em défice excessivo, a prosseguir o saneamento orçamental a fim de atingirem o seu objectivo de médio prazo de equilíbrio das suas contas.

O documento «aponta o dedo» à França, que prevê uma melhoria do seu «saldo estrutural» (sem os efeitos do ciclo económico) de apenas 0,3 por cento do PIB em 2007 e não de 0,5 como Bruxelas gostaria.

O executivo comunitário também destaca que a Alemanha não prevê qualquer melhoria no seu saldo estrutural em 2008, apesar de a situação económica ser favorável.

«Certos países da zona euro que alcançaram os seus objectivos de médio prazo arriscam-se a ter em 2007 uma política orçamental pró- cíclica», alerta a Comissão Europeia indicando especificamente a Holanda.

Bruxelas pretende que o «ambiente económico favorável» estimule os Estados-membros a tomar as medidas necessárias a ter uma margem orçamental para o caso do crescimento económico actual vier a desacelerar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados