Metro do Porto: acordo só depende de Rio - TVI

Metro do Porto: acordo só depende de Rio

  • Portugal Diário
  • - Pedro Sales Dias
  • 21 abr 2007, 18:50

Ministro diz que os «interesses particulares» não devem imperar sobre os dos munícipes.

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, apelou este sábado ao presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Rui Rio para «pôr fim ao dossier Metro do Porto» e passar «urgentemente à implementação do projecto».

«O Metro do Porto reúne hoje um largo consenso entre o Governo e a Junto metropolitana», disse, acrescentando que é urgente terminar o dossier e que não se pode deixar que «interesses particulares se sobreponham aos interesses da população da Área Metropolitana do Porto».

Mário Lino, que falava aos jornalistas à margem da sessão «Liderança e Competitividade», incluída no programa da visita do primeiro-ministro, José Sócrates, ao Porto, fez ainda questão de sublinhar que «este é o tempo de ganhar. É o tempo do Grande Porto».

Sobre este tema, o primeiro-ministro sublinhou que o metro do Porto «é um exemplo de sucesso» e que as negociações «estão quase no final. Estamos quase lá».

José Sócrates elogiou ainda a Área Metropolitana do Porto, por constituir um exemplo de empreendedores, e a região Norte, por gostar do «risco e promover a economia nacional». Por estes motivos, concluiu, o primeiro-ministro leva desta visita «mais determinação e confiança».

Rui Rio não gostou do discurso do ministro Mário Lino, que classificou como «infeliz», principalmente por este ter exposto publicamente o que o Governo quer para que se chegue a um acordo.

O autarca do Porto sublinhou que o Governo tem pressionado para que o acordo seja feito rapidamente, mas garante que só assina se o texto respeitar os interesses da AMP.
Continue a ler esta notícia