Bolsas europeias recuperam das perdas com dados económicos dos EUA - TVI

Bolsas europeias recuperam das perdas com dados económicos dos EUA

bolsa de valores

Os mercados bolsistas europeus inverteram para terreno positivo, depois de conhecidos dados económicos dos Estados Unidos, que revelam uma diminuição do desemprego.

A Euronext Lisboa segue perto da linha de água, com o índice PSI20 a descer 0,01% para os 7.426,87 pontos.

Entre as quedas, a ParaRede é o título mais penalizado. As acções da empresa recuam 2,63% para os 37 cêntimos. A Brisa corrige dos ganhos da última sessão, que a levaram a fixar novo máximo histórico nos 6,70 euros. O título da concessionária de auto-estradas desce 0,90% para os 6,60 euros.

Depois de uma manhã em queda, a Portugal Telecom (PT) estabilizou nos nove euros. A Energias de Portugal (EDP) também segue estável nos 2,34 euros. Já o Banco Comercial Português (BCP) recuperou para terreno positivo, estando a subir 0,57% para os 1,76 euros.

Pelo contrário, a restante banca segue no vermelho, com o BPI a descer 0,33% para os 3,02 euros e o Banco Espírito Santo (BES) nos 13,40 euros.

A Sonae pode vir a reforçar a sua posição na Gescartão. Uma vontade expressa por Belmiro de Avezedo. As acções da holding somam 1,09% para os 93 cêntimos, enquanto que o título da Gescartão ganha 1,29% para os 10,99 euros, a um cêntimo do máximo histórico.

O sector farmacêutico está em alta na Europa. A Novartis e a AstraZeneca apresentaram resultados acima do esperado, o que impulsionou as acções do sector. O mesmo aconteceu com a SAP, a maior fabricante de programas informáticos da Europa.

A animar os mercados do Velho Continente estão ainda os dados económicos referentes aos novos pedidos de subsídios nos Estados Unidos. O governo norte-americano registou uma quebra nos novos pedidos, para o nível mais baixo em seis meses.

O índice espanhol IBEX soma 0,65%, de resto o único índice que se manteve em terreno positivo ao longo da sessão. Os restantes acabaram por inverter para o verde. O índice alemão DAX ganha 0,26%, o índice britânico FTSE segue inalterado e o índice CAC da bolsa de Paris sobe 0,43%.

Nos Estados Unidos, o Dow Jones recua 0,17%, enquanto que o índice Nasdaq soma 0,26%. O elevado preço do petróleo continua a condicionar o desempenho dos mercados financeiros.
Continue a ler esta notícia