Mercado accionista deverá progredir entre 5 e 15% - TVI

Mercado accionista deverá progredir entre 5 e 15%

Bolsas

São precisas mais fusões e aquisições na banca

Relacionados
O mercado accionista nacional deverá progredir entre 5 e 15 por cento até Janeiro de 2009, apontam as previsões do Banco Carregosa, em face do recente desempenho dos mercados financeiros nacional e internacional, e atendendo fundamentalmente à imensa volatilidade.

Segundo a análise mensal do banco, em termos sectoriais, o sector energético e das telecomunicações poderá já dar sinais de alguma recuperação, ou seja, podem ter a capacidade de ter um desempenho acima da média dos restantes títulos.

No sector industrial, tudo continuará dependente e associado à despesa e investimento e o seu desempenho deverá fixar-se abaixo dos níveis dos principais índices de acções europeus.

Caso BPN acabou por «não ser perturbador»

A par disto, o sector bancário em Portugal precisa de registar mais fusões e aquisições, ou seja, de reestruturações, para que haja uma inversão do sentimento dos investidores face a este sector, destaca a análise mensal do Banco Carregosa aos mercados financeiros.

«O que aconteceu com o BPN acabou por não ser tão perturbador como situações idênticas verificadas noutros mercados europeus, sobretudo por ter sido o culminar de uma situação que já se arrastava, mas se tivesse sido com o BCP, o BPI ou o BES, a carga seria mais dramática», afirma João Queiroz, do Banco Carregosa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados