Publicidade: investimento na Net pode superar o da imprensa - TVI

Publicidade: investimento na Net pode superar o da imprensa

Cristiano Ronaldo

Estudo aponta para uma quebra de 8,2% dos investimentos publicitários na imprensa escrita dos EUA já durante este ano

Relacionados
Há quem já tenha anunciado o desaparecimento da imprensa escrita, dentro de pouco tempo. Os primeiros sinais podem fazer-se sentir já este ano. Os investimentos em publicidade, o suporte financeiro dos órgãos de comunicação social privados, poderão ultrapassar já em 2010 os efectuados na imprensa, de acordo com as previsões de um estudo da empresa Outsell, conhecido esta terça-feira.

Assim, as empresas deverão investir 120 mil milhões de dólares (88 mil milhões de euros) em estratégias publicitárias na Internet, contra os 111,5 mil milhões de dólares (82 milhões de euros) destinados à imprensa, o que representa uma queda de 8,2%.

Os magazines poderão conhecer um incremento publicitário de 1,9%, para 9,4 mil milhões de dólares. Prevê-se também um investimento cada vez maior nos próprios sites das empresas: 52,8% das estratégias publicitárias serão orientadas para «marketing directo», avança a AFP.

As estimativas apontam para que a despesa total em publicidade e marketing no mercado dos EUA aumente 1,2 por cento, para 368 mil milhões de dólares, ou seja, 270 mil milhões de euros.

O estudo da Outsell teve em linha de conta a despesa, a quota e o crescimento da publicidade na Internet, em eventos e na imprensa, rádio, televisão e relações públicas, entre outros.

Com base num inquérito a mais de mil anunciantes norte-americanos no último mês do ano passado, as conclusões deste estudo anunciam uma mudança de paradigma nos media norte-americanos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados