Genéricos representam 18% do mercado - TVI

Genéricos representam 18% do mercado

medicamentos

Os genéricos representam 18 por cento do mercado de medicamentos em Portugal, percentagem que foi atingida pela primeira vez em Maio, indicam dados do Observatório do Medicamento e Produtos de Saúde da autoridade nacional do sector, o Infarmed, a que a agência «Lusa» teve acesso.

Relacionados
Nos primeiros cinco meses do ano, a quota média de genéricos no mercado dos medicamentos foi de 17,48%, contra 14,77% registados no mesmo período de 2006, acrescentou aquele instituto em comunicado.

De acordo com o Infarmed, o mercado de medicamentos genéricos aumentou 23,3% entre Janeiro e Maio deste ano.

As perspectivas oficiais apontam para que no final do próximo ano os genéricos atinjam 20% do mercado de medicamentos.

Por valor absoluto do mercado, os genéricos vendidos ao público nos primeiros cinco meses de 2006 renderam 195 milhões de euros, valor que subiu para 240,46 milhões no mesmo período deste ano.

Por substâncias activa, dez delas correspondem a 60% do total dos genéricos vendidos, com a citalopram (antidepressivo) em primeiro lugar, seguido da glimepirida (diabetes), isotetrinoína (acne) omeprazol (acidez gástrica) e da sinvastatina (colestrol).

A agência «Lusa» avança ainda que a citalopram atingiu já 100% do mercado a que se destina, enquanto as restantes quatro substâncias citadas ocupam já mais de 80%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados