Posse de Obama foi desilusão para bolsas - TVI

Posse de Obama foi desilusão para bolsas

Tomada de posse de Barack Obama

Millennium Investment Banking espera PIB norte-americano de 4º trimestre de 2008 em mínimos de 1982

Relacionados
A tomada de posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos não teve o efeito esperado nos mercados financeiros.

Apesar da subida imediata dos índices norte-americanos, o Millennium Investment Banking refere, no seu comentário semanal, que «a investidura de Obama não inspirou os mercados».

As razões, sublinhadas no referido «research», prendem-se com a «ausência de novidades de política económica no discurso de investidura do novo presidente», com a incerteza quanto ao sucesso dos estímulos anunciados e os maus resultados das grandes empresas no último trimestre de 2008.

O Millennium Investment Banking refere inclusivamente que há novos riscos no sector bancário: após a injecção de 20 mil milhões de dólares e a concessão de um seguro contra perdas do Tesouro no Bank of América, o tesouro britânico teve de aumentar a sua participação no banco RBS para 68 por cento do seu capital.

Por outro lado, a «gravidade da situação económica britânica» ficou patente na anunciada queda trimestral de 1,5 do Produto Interno Bruto (PIB) do quatro trimestre de 2008. quebra

«América vai sair mais cedo da crise»

Saiba tudo sobre a política económica de Obama

Plano de Obama já tem prazo de aprovação

«A severidade e abrangência da crise favorece o aparecimento de retóricas proteccionistas por parte dos governos, sobretudo os de países cujas moedas se encontram em trajectória de apreciação, devido ao efeito recessivo e deflacionista que tal fenómeno produz», refere a nota de análise assinada por José Maria Brandão de Brito.

O Millennium Investment Banking lembra ainda que a Administração Obama considerou a moeda chinesa subvalorizada.

Para os próximos dias, a nota de análise sublinha as primeiras estimativas do PIB do 4.º trimestre nos Estados Unidos: espera-se «a maior contracçãoda actividade desde 1982».

Já sobre a reunião da Reserva Federal (Fed), o Millennium Investment Banking fala da possibilidade de haver um anúncio de um programa de compra de dívida pública. Essa medida «deverá originar uma nova queda das yields de médio e longo prazo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados