BCE: Volatilidade cambial excessiva é contraproducente - TVI

BCE: Volatilidade cambial excessiva é contraproducente

Trichet

Movimentos recentes excessivos «são um elemento de preocupação»

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse esta sexta-feira na Eslovénia que a volatilidade excessiva do euro gera efeitos negativos para a economia mundial.

«A volatilidade excessiva é contraproducente para o crescimento mundial», afirmou Jean-Claude Trichet na Eslovénia, onde os ministros das Finanças da Zona Euro se encontram reunidos para um encontro de dois dias do Eurogrupo.

«Diria que os movimentos recentes excessivos são um elemento de preocupação», acrescentou Trichet, referindo-se às oscilações do euro contra o dólar e contra outras moedas.

De acordo com a agência «Lusa», com a agitação nos mercados monetários, as intervenções de vários bancos centrais para assegurar a liquidez e as descidas das taxas de juro por parte do Fed (com o BCE a não mexer no preço do dinheiro), a volatilidade cambial tem vindo a aumentar nos mercados.

Com mercados mais voláteis, a estabilidade financeira fica mais difícil de atingir, num contexto em que a incerteza dos investidores se encontram bastante elevada.
Continue a ler esta notícia

Relacionados