O que originou o descalabro nas bolsas? - TVI

O que originou o descalabro nas bolsas?

bolsa

Mercado europeu está cerca de 23% abaixo dos máximos atingidos em Junho

Relacionados
Alguns dos principais mercados accionistas internacionais registaram na sessão de segunda-feira a maior correcção diária desde os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. Mas será que isto faz sentido e vai continuar?

Será que o mercado já «bateu no fundo»?

Siga aqui os mercados ao minuto

Nervosismo dos investidores dita grande volatilidade

O DAX (Frankfurt) e o IBEX (Madrid) perderam mais de 7%, enquanto o índice pan-europeu DJ Stoxx 600 desvalorizou 5,7%. Os mercados emergentes corrigiram cerca de 6%, tendo os futuros sobre o S&P 500 (EUA) caído 4,5% (o mercado à vista esteve fechado devido a feriado).

O mercado europeu está cerca de 23% abaixo dos máximos atingidos em Junho de 2007, tendo recuado para valores de Dezembro de 2005, diz uma nota do ActivoBank7.

Como se justifica esta correcção extrema?

O actual pessimismo dos investidores deve-se à iminência de uma recessão económica nos EUA, a qual teria efeitos negativos nos resultados das empresas norte-americanas, e que poderia ter um efeito de contágio ao resto do mundo.

Desde então, a iminência da recessão económica ganhou «mais peso», através das declarações de Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), ao afirmar a importância de conjugar a política monetária (descida de taxas de juro) com uma política orçamental (descida de impostos), que permita atingir um efeito mais rápido no debilitado consumidor americano (a redução de taxas de juro tende a demorar 12 a 18 meses a produzir efeitos plenos).

O presidente Bush respondeu a este apelo com um pacote de redução de impostos de 145 mil milhões de dólares (ainda sujeito a aprovação do Congresso). Em condições normais de mercado, este anúncio seria bem recebido pelos investidores, mas face ao pessimismo reinante foi visto como um sinal de desespero das autoridades.
Continue a ler esta notícia

Relacionados