Fim de semana de calor: Autoridade Marítima deixa alertas e conselhos - TVI

Fim de semana de calor: Autoridade Marítima deixa alertas e conselhos

  • Agência Lusa
  • MSM
  • 22 mar, 10:04
Praias da linha de Cascais

Nesta altura do ano, a maioria das praias não se encontra vigiada

Relacionados

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselhou esta sexta-feira a população a adotar comportamentos de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras na sequência da previsão de bom tempo para o primeiro fim de semana de primavera.

Em comunicado, a AMN lembra que nesta época do ano ainda é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima.

O mar, alerta a AMN, apresenta também a “sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano”.

Recorda igualmente que a maioria das praias não se encontra vigiada nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear.

Por isso, alerta a AMN, “a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”.

Face à possível afluência junto das praias, a AMN recomenda vigiar permanentemente as crianças, evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada, não virar as costas ao mar e estar sempre a uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda.

“Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entrar e pedir ajuda através do 112”, informa ainda a AMN.

O IPMA prevê uma subida da temperatura, que pode chegar aos 30 graus Celsius esta sexta-feira e no sábado em algumas regiões de Portugal continental. No domingo, a máxima prevista é de 29º em Beja.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE