Banco de Portugal faz registo provisório dos candidatos ao BCP - TVI

Banco de Portugal faz registo provisório dos candidatos ao BCP

BdP

Novos órgãos sociais do banco escolhidos a 15 de Janeiro

O Banco de Portugal já fez o registo provisório dos candidatos ao Conselho de Administração do BCP, anunciou este domingo a instituição financeira.

Em comunicado, o maior banco privado português adianta que «recebeu do Banco de Portugal, no dia 11 de Janeiro, às 20 horas e 20 minutos, uma comunicação referindo ter o seu Conselho de Administração deliberado efectuar o registo provisório das pessoas candidatas aos órgãos de

Administração e de fiscalização do Banco».

Mais. A instituição financeira central apenas exige como condição aos candidatos que forem eleitos na próxima Assembleia-geral do BCP a 15 de Janeiro a renúncia a cargos de administração em outras instituições financeiras.

«Todos os membros apresentados pela proposta nº 1 para o Conselho de Administração Executivo (...), sob condição de os 3 elementos provenientes do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos (Carlos Jorge Ramalho dos Santos Ferreira, Armando António Martins Vara e Vítor Manuel Lopes Fernandes), renunciarem (em caso de eleição) a todos os cargos de administração que desempenham actualmente», diz o comunicado. No entanto, refira-se que estes já renunciaram aos cargos que ocupavam.

As duas listas

A lista liderada por Santos Ferreira inclui, além de Vara e Fernandes, quatro nomes do próprio BCP. A saber: Paulo Macedo, José João Guilherme, Nelson Machado e Luís Pereira Coutinho.

Quanto à segunda lista, a liderada por Miguel Cadilhe, diz o Banco de Portugal que todos os membros apresentados, «com excepção de Alexandre Bastos Gomes que, por ser actualmente membro do Conselho de Administração Executivo do Banco Comercial Português, não está abrangido pelo nº2 do artigo 69º do mencionado Regime Geral (registo provisório), sendo-lhe

apenas aplicável (em caso de eleição) o disposto no nº 4 do mesmo artigo, e sob condição de Carlos Alberto Fernandes Alcobia renunciar, em caso de eleição, ao exercício de funções de gerente na Sucursal de Cabo Verde da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo.¿

Refira-se que, além do ex-ministro das Finanças, a segunda lista candidata integra ainda Bagão Félix, Alexandre Bastos Gomes (que faz parte do actual conselho de administração do BCP), Rui Horta e Costa, João Carvalho das Neves e Meira Fernandes.

Por último, o Banco de Portugal fez também o registo provisório de todos os membros apresentados para o Conselho Geral e de Supervisão e para Revisor Oficial de Contas.
Continue a ler esta notícia