Índia: pelo menos 150 peregrinos hindus mortos - TVI

Índia: pelo menos 150 peregrinos hindus mortos

  • Portugal Diário
  • 25 jan 2005, 14:36

A confusão mortal ocorreu durante uma peregrinação anual ao templo dedicado à deusa Mandhradevi

Pelo menos 150 peregrinos hindus morreram hoje num movimento de pânico ocorrido durante uma concentração religiosa no Estado indiano de Maharashtra (oeste), informou um responsável do governo regional.

«Cerca do meio-dia, quando os peregrinos saíam do templo, houve um movimento de pânico e as informações preliminares indicam que pelo menos 150 pessoas morreram», disse Sharad Jadhav, responsável do templo cenário da tragédia.

"Muitos mais estão feridos (...) Aguardamos informações pormenorizadas sobre as causas do pânico", acrescentou Jadhav, sem fornecer dados precisos.

A confusão mortal ocorreu durante uma peregrinação anual ao templo dedicado à deusa Mandhradevi, perto da localidade de Wai, a 300 quilómetros a sul de Bombaim.

As primeiras informações indicavam que a confusão terá sido causada por um curto-circuito perto do templo, situado numa colina.

De acordo com a agência noticiosa Press Trust of India (PTI), os peregrinos ficaram encurralados numa passagem estreita para o templo.

As autoridades enviaram para o local equipas médicas mas, segundo a PTI, estas tiveram imensa dificuldade em chegar às vítimas, dada a estreiteza da passagem.

Um polícia do distrito de Satara disse, por telefone, que «muitas pessoas começaram a incendiar e a pilhar as lojas de artesanato que se encontram ao longo da estrada para o templo».

A polícia enviou forças para o local.

Este acontecimento religioso, organizado para assinalar o aparecimento da lua cheia nesta época do ano, reúne entre 150.000 e 200.000 peregrinos hindus todos os anos.
Continue a ler esta notícia