Tabaco mata três vezes mais portugueses que álcool - TVI

Tabaco mata três vezes mais portugueses que álcool

Tabaco: Comissão Europeia quer aumentar o preço

Álcool atinge mais homens até cerca dos 40 anos

Relacionados
O tabaco provocou cerca de 12.600 mortes em Portugal em 2005, três vezes mais que o álcool, ao qual são atribuídas 4.050 óbitos, segundo um estudo apresentado esta quinta-feira pelo economista Miguel Gouveia.

O mesmo estudo comparativo entre dois dos principais factores de risco para a saúde refere ainda que o tabaco provocou 3,5 vezes mais danos e um peso 2,6 superior em termos de custos, diz a «Lusa».

Segundo o investigador, os números não devem ser lidos como uma forma de «minorar os problemas do álcool», nomeadamente os efeitos na violência doméstica, acidentes viários e casos graves de saúde mental.

«Mas o consumo moderado de álcool não apresenta problemas de saúde graves, nalgumas patologias a evidência aponta para um efeito protector, como no caso da doença coronária ou colelitíase. Não há nenhuma maneira de o tabaco fazer bem», sublinhou.

Os números mostram assim que o tabaco terá sido responsável por cerca de 12 por cento das mortes há três anos e o álcool por quase quatro por cento.

Fica ainda demonstrada maior peso do álcool nas mortes, predominantemente nos homens até cerca dos 40 anos, muito por causa dos acidentes viários registados entre os mais jovens.
Continue a ler esta notícia

Relacionados