Fórmula 1: presidente da FIA investigado por alegada tentativa de interferência em corrida - TVI

Fórmula 1: presidente da FIA investigado por alegada tentativa de interferência em corrida

Grande Prémio do Bahrein, de Fórmula 1 (AP)

Ben Sulayem terá intervido para anular uma penalização a Fernando Alonso no GP da Arábia Saudita de 2023

Relacionados

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, está sob investigação por alegadamente interferir no resultado de uma corrida de Fórmula 1.

Segundo a BBC, um denunciante disse à FIA que Ben Sulayem supostamente interveio para anular uma penalização aplicada a Fernando Alonso, da Aston Martin, no Grande Prémio da Arábia Saudita de 2023.

A afirmação consta num relatório feito por um responsável da FIA ao seu comité de ética, que foi visto pela BBC. Ben Sulayem e a FIA não quiseram fazer quaisquer comentários.

A alegação feita pelo denunciante é que Ben Sulayem ligou para o xeique Abdullah bin Hamas bin Isa Al Khalifa - vice-presidente dos desportos da FIA para a região do Médio Oriente e Norte dd África, que estava na Arábia Saudita para a corrida - e deixou claro que achava que a penalização a Alonso deveria ser revertida.

Alonso recebeu uma penalização de 10 segundos pelo trabalho realizado no seu carro enquanto cumpria uma penalização anterior de cinco segundos.

O relatório diz que o denunciante afirmou que Ben Sulayem «fingiu que os comissários anulariam a sua decisão de emitir» uma penalização a Alonso.

Espera-se que o comité de ética leve entre quatro a seis semanas para emitir o seu relatório.

A penalização tirou Alonso do terceiro lugar – atrás dos pilotos da Red Bull Sergio Perez e Max Verstappen – para o quarto lugar, também atrás de George Russell, da Mercedes. Sem a penalização, Alonso voltou ao pódio.

Continue a ler esta notícia

Relacionados