Star Alliance confiante na recuperação da Varig - TVI

Star Alliance confiante na recuperação da Varig

Empresário brasileiro na corrida à Varig

O CEO da Star Alliance, aliança aérea da qual fazem parte a TAP e a Varig, está confiante na recuperação da transportadora brasileira.

Jaan Albrecht disse aos jornalistas, à margem da entrada formal da Swiss na Star Alliance, que decorreu na sexta-feira em Zurique (Suíça), que os parceiros da Varig não põem a hipótese desta deixar mesmo de voar, já que confiam na estratégia de recuperação que a empresa está a seguir. Desde logo saudaram a venda da VariLog e VEM, esta última a empresa de engenharia e manutenção adquirida àquela pela TAP.

Quando questionado que diligências estão a tomar no caso da Varig paralisar mesmo, Jaan Albrecht apenas disse que (na Star Alliance) «não acreditamos num cenário de fracasso. Acreditamos no seu sucesso e estamos a trabalhar para o futuro».

Embora sublinhe também que cada programa de reestruturação e recuperação é da responsabilidade das próprias companhias, neste caso da Varig, o mesmo responsável não deixa de admitir que, por ser um grande parceiro na Star Alliance para a América Latina, a aliança está empenhada em colaborar com a Varig de duas formas: «estamos empenhados em ajudá-los através do aumento das receitas e no controlo da redução de custos».

Refira-se que com a entrada da Swiss, na sexta-feira, e da South African, esta semana, a Star Alliance passa a integrar 18 transportadoras aéreas. Na cerimónia na Suíça apenas a Varig não estava representada.

Recorde-se ainda que, no sábado, a Varig anunciou ter chegado a acordo com a Ocean Air para tentar evitar a suspensão de voos dentro do Brasil. O acordo prevê a utilização pela brasileira de aviões da Ocean Air, de forma a garantir a operação da transportadora em algumas cidades do país.



* A jornalista viajou para a Suíça a convite da Star Alliance
Continue a ler esta notícia