Obama esforça-se na aprovação do plano para relançar economia - TVI

Obama esforça-se na aprovação do plano para relançar economia

Obama anuncia equipas de relações externas e defesa

Novo presidente quer criar 3 milhões de novos empregos

Relacionados
O presidente eleito dos Estados Unidos, que se instala domingo em Washington para preparar a tomada de posse, a 20 deste mês, prometeu este sábado que tudo fará para que o Congresso aprove rapidamente o plano de relançamento da economia.

«Os economistas de todas as orientações políticas estão de acordo quanto à necessidade de se agir rapidamente e com audácia, para evitar que assistamos a uma recessão ainda mais grave e susceptível de aumentar para o dobro a taxa de desemprego», afirmou Barack Obama, na sua alocução semanal na rádio norte-americana, citado pela «Lusa».

Para Obama, há o risco de o «sonho americano» se tornar impossível de concretizar, razão pela qual o plano de relançamento da economia preparado pela sua equipa visa não só criar emprego a curto prazo mas também favorecer o crescimento e a competitividade a longo prazo.

Nesse contexto, Obama prevê iniciar segunda-feira no Capitólio uma série de reuniões com os congressistas para analisar as modalidades do seu plano, estimado em cerca de 850 mil milhões de dólares (cerca de 610 mil milhões de euros).

Segundo o presidente eleito, o principal objectivo será a criação de três milhões de empregos, 80% deles no sector privado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados