Taxas de juro nos 0% não serão realidade na Europa - TVI

Taxas de juro nos 0% não serão realidade na Europa

Zona Euro

BCE está concentrado «no impacto das suas decisões anteriores»

Relacionados
As taxas de juro têm tido sucessivos cortes e esta tendência ainda não deverá ter terminado. Nos Estados Unidos, as taxas directoras foram cortadas para um intervalo entre os 0 e os 25 por cento. Por cá, o Banco Central Europeu (BCE) fixou os juros nos 2,5% mas ainda há margem para novos cortes. No entanto, juros nos 0% não deverão ser uma realidade.

Segundo esclareceu o economista da Informação dos Mercados Financeiros, Filipe Garcia, à Agência Financeira, «as taxas de juro do euro deverão continuar a descer, mas juros a 0% parece-nos exagerado e seria mau sinal. Como já se viu no Japão, colocar as taxas de juro a zero é perder um grau de liberdade na definição da política monetária».

«Pensamos que os bancos centrais estão preocupados com a saúde do sistema financeiro e mesmo das contas públicas», acrescenta.

Da mesma opinião é a economista do BPI, Teresa Gil Pinheiro que diz, «no princípio do ano, as taxas de juro poderão descer ainda mais mas as taxas de juro nos 0% não são uma perspectiva realista».

«Em alguns países, como os EUA, é já uma realidade (a taxa de juro do overnight está marginalmente acima de zero), mas na Europa não deve ocorrer esse cenário. Há diferenças estruturais, em especial o facto de não haver uma bolha imobiliária em correcção, para o conjunto da zona euro, bem como de os bancos europeus estarem numa situação mais sólida do que nos EUA», conclui o especialista do Santander, Rui Constantino.

Trichet: «nunca estamos pré-comprometidos»

Segundo disse Jean-Claude Trichet, «como costumo sublinhar, nunca estamos pré-comprometidos e faremos sempre o que for necessário para ancorar de forma sólida as expectativas de inflação no médio prazo».

O presidente do BCE afirmou ainda que, actualmente, o banco central da Zona Euro está concentrado «no impacto das suas decisões anteriores».

Desde Outubro o BCE desceu as suas taxas de juro de referência por três vezes, para os actuais 2,5%, mas com a economia da Zona Euro a entrar em recessão, os analistas esperam um novo corte nos juros em 15 de Janeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados