Lula da Silva reeleito com 60% de votos - TVI

Lula da Silva reeleito com 60% de votos

Lula da Silva no dia das eleições (Foto: Lusa)

O presidente brasileiro Lula da Silva obteve 60 por cento dos votos. Para trás, ficou o candidato da oposição, o social-democrata Geraldo Alckmin.

Relacionados
Luiz Inácio Lula da Silva, do partido dos Trabalhadores (PT) mostrou-se satisfeito com os resultados e garantiu que a sua vitória «é eminente da sabedoria do povo brasileiro».

«Vivemos um momento mágico de consolidação do processo democrático. O eleitor brasileiro soube avaliar os acertos e os erros do primeiro mandato», afirmou Lula, numa conferência de imprensa em São Paulo, após a divulgação do resultado, citado pela «Lusa».

Lula da Silva afirmou ainda que «o povo sentiu que tinha melhorado, no prato, no bolso e no quotidiano. Demos apenas o primeiro passo, o alicerce e as bases estão dados para que o Brasil tenha um salto de qualidade».

Por seu lado, o candidato derrotado, Geraldo Alckmin, desejou a Lula da Silva «um bom mandato» até 2010 e garantiu estar «de consciência tranquila» porque fez o máximo na campanha eleitoral. «Fiz o que pude. Percorri o Brasil levando a mensagem da integração regional, da democracia. Estou com mais confiança no Brasil, absolutamente apaixonado pelo povo brasileiro», afirmou.

Já o primeiro-ministro português, José Sócrates felicitou esta segunda-feira, em seu nome e em nome de todos os portugueses, o presidente brasileiro, Lula da Silva, pela sua reeleição «expressiva», afirmando que este «mandato vai contribuir para aproximar mais os dois povos irmãos».

«Temos interesses económicos que pretendemos potenciar e o presidente Lula da Silva sempre esteve na linha desse interesse», reforçou José Sócrates.

O primeiro-ministro lembrou que os dois países têm, nomeadamente, «interesse na regulamentação mundial no que respeita à globalização».
Continue a ler esta notícia

Relacionados