CEO da TAP confirma possibilidade de prejuízos em 2005 - TVI

CEO da TAP confirma possibilidade de prejuízos em 2005

Fernando Pinto

O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, admitiu hoje a possibilidade da companhia ter terminado o exercício passado com prejuízos, tal como a «Agência Financeira» já tinha noticiado ontem.

O responsável adiantou que as perspectivas face às contas «são pessimistas», não sabendo mesmo se conseguirão resultados positivos, ainda que as receitas tenham crescido significativamente. O problema continua a ser o elevado custo do combustível, que não consegue ser compensado com o aumento da actividade.

Recorde-se que a TAP tinha como meta atingir lucros de cerca de 14 milhões de euros no final de 2005, depois de já ter conseguido dois anos consecutivos de resultados positivos.

No final do primeiro semestre de 2005, a TAP agravou os prejuízos, registando perdas de 44 milhões de euros, face aos 35 milhões de euros do mesmo período do ano passado, exactamente devido ao aumento da factura de combustível.

As contas de 2005 deverão estar fechadas em Março, no entanto, o mesmo responsável, adiantou que para este ano vão trabalhar com uma estimativa média para o preço do petróleo nos 63 dólares, face aos 45 dólares o barril que estavam previstos para o ano passado.
Continue a ler esta notícia